Um dos principais passos na obra de um loteamento é a rede de água potável, feita logo depois da terraplanagem, drenagem e rede de esgoto.
Mesmo sem estar na dianteira, o projeto hidráulico é um dos mais importantes. Por ser o responsável por abastecer os futuros moradores e demais ocupantes do novo empreendimento.
A partir dessas avaliações, é possível calcular a importância de um projeto bem executado que garanta o bem-estar da família dia após dia.
Veja, abaixo, o passo a passo completo, onde explicamos todo o processo!
Antes de tudo, a equipe responsável realiza um estudo minucioso no qual avalia diversas características, tais como:
Entre outros aspectos para levar água potável para sua casa. Para se ter uma ideia, dependendo da altura da área onde o loteamento é construído, a água chegará com menos ou mais força, fazendo toda a diferença.
No caso da pressão da água ser baixa, é preciso instalar bombas para não correr o risco de desabastecimento.
Já nos locais com pressão alta, é necessário instalar válvulas redutoras e, assim, evitar vazamento e até rompimento das tubulações.
Além disso, o projeto de rede de água segue todas as diretrizes da concessionária de saneamento local. E descreve o ponto de interligação, a profundidade, diâmetro e material da rede e muitas outras exigências.
Em algumas cidades, onde não existe sistema de abastecimento público, por exemplo, a captação é subterrânea e vem de poços artesianos.
As estações de tratamento utilizam bombas para encaminhar a água, que passa por diversas etapas de tratamento. Uma dessas etapas consiste na desinfecção da água com cloro.
Já quando a cidade tem uma autarquia responsável pelo tratamento da água, a captação é superficial.
Assim, os responsáveis pelo abastecimento de água retiram-na de rios, córregos ou lagos e a transportam por bombeamento até a estação de tratamento de água (ETA) mais próxima. Na ETA, a água passa por diversas etapas até se tornar apropriada para consumo.
Depois do imóvel construído, os funcionários da concessionária de abastecimento da cidade é quem vão instalar o hidrômetro, para que a mesma chegue até as torneiras.
Contudo, lembre-se: a autarquia é quem precisa ser acionada em caso de qualquer problema no equipamento ou no fornecimento de água no bairro.