Construção 30 de maio de 2022

Bairros inteligentes: conectando pessoas e ambientes

Mais do que morar, as pessoas desejam viver – para isso, bem-estar e qualidade de vida são primordiais. 

É exatamente dessa necessidade de transformar os ambientes urbanos com mais planejamento, inovação e sustentabilidade que nasceu o conceito de bairro inteligente.

Com uma proposta baseada nas smart cities, os mesmos utilizam a estrutura disponível de uma forma mais sustentável e eficiente, com planejamento capaz de proporcionar uma experiência de vida diferenciada, com mais praticidade, conforto, tecnologia e gestão social.

Ficou interessado? Siga conosco e entenda melhor os benefícios para você e a sua família!

O que é um bairro inteligente?

Os bairros inteligentes são lugares que permitem o envolvimento, geram consciência, usam a criatividade e encaram a centralidade da sustentabilidade para futuras questões do “habitat” urbano. 

São espaços relacionados à economia, tecnologia, cultura, consciência política, crenças, educação e comportamento.

Além disso, como em uma cidade do tipo, o mesmo auxilia a promover o desenvolvimento econômico da região, pois muitos são formados por áreas mistas, ou seja, contam com áreas destinadas à residência, à implantação de comércios e até de indústrias.

Desse modo, há uma maior geração de empregos, pois muitos investidores se sentem motivados a trazerem as suas empresas para o local, justamente devido aos atrativos e a proximidade com o público consumidor.

Outro ponto interessante é em relação ao lazer. Mesmo sendo aberto, esses empreendimentos contam com várias áreas voltadas ao entretenimento, como ciclovia, playground e quadras poliesportivas, que enriquecem o convívio e toda a redondeza.

Como funciona um bairro inteligente?

Um bairro inteligente é criado e planejado por uma equipe de especialistas, como arquitetos, engenheiros e urbanistas, como a equipe que hoje compõem a Nova Harmonia.

Assim, o seu “nascimento” é diferente de um tradicional, que acaba surgindo de um aglomerado de pessoas, sem, necessariamente, um preparo em termos de infraestrutura.

Cada construtora pode ter algumas diferenças em relação ao seu. Mas, de uma forma geral, todas contam com alguns pontos que o tornam diferenciado e ajudam a promover algo.

Segurança, facilidade e tecnologia

Um bairro inteligente utiliza as inovações tecnológicas de modo a priorizar a segurança e a mobilidade dos moradores.

Nos empreendimentos da Nova Harmonia, por exemplo, você encontra:

  • infraestrutura pronta para lotes residenciais e comerciais;
  • quadras com padrão reduzido, com mais cruzamentos e pontos de travessia, o que possibilita múltiplas rotas de deslocamento.

Conforto, bem-estar e valorização do meio ambiente para uma vida saudável

Os bairros inteligentes contam com amplas áreas verdes e preservadas, promovendo mais contato dos moradores com a natureza, além de áreas de lazer que favorecem a prática esportiva e a interação entre os vizinhos.

Nos empreendimentos da Nova Harmonia, por exemplo, você encontra:

  • espaços de lazer qualificados para todas as idades, com área fitness acessível ao ar livre, quadras recreativas, pistas de caminhada, trilha ecológica, playgrounds acessíveis e praças com mobiliário para interação social;
  • espaços de descanso que permitem a restauração mental e o distanciamento do cotidiano;
  • preservação de espécies nativas e árvores.

Obras com responsabilidade socioambiental e incentivo ao desenvolvimento local

Um bairro inteligente é uma obra diferenciada, projetada e realizada com respeito ao meio ambiente e com incentivo ao desenvolvimento local.

Na Nova Harmonia, há priorização da mão de obra e de insumos locais, gerando empregos na região durante as obras e reduzindo as emissões do transporte de materiais.

Além disso, as ações de conservação são focadas para integrarem a paisagem natural ao projeto urbanístico e há um sistema de drenagem adequado ao tipo de solo local, o que ajuda a prevenir alagamentos, inundações e deslizamentos.

Por que morar em um bairro inteligente?

Ao entender como um bairro inteligente funciona, já dá para notar as inúmeras vantagens que ele oferece, não é mesmo?

Isso porque, quando você compra um lote nesses empreendimentos, conquista muito mais qualidade de vida e longevidade para toda a sua família.

Além disso, o mesmo funciona como um agente transformador da cidade, oferecendo desenvolvimento econômico, possibilidades de geração de novos empregos, espaços de lazer e áreas verdes que favorecem a todos do entorno, gerando ainda mais bem-estar!

Mas, se formos nos aprofundar nos conceitos que servem como pilares da Nova Harmonia, podemos citar sustentabilidade, conforto e infraestrutura tecnológica.

Para isso, são oferecidas soluções técnicas e gestão social, capazes de proporcionar uma melhor experiência aos moradores e a toda a comunidade.

Assim, vivendo em empreendimentos como os nossos, você fica além dos seus metros quadrados, sendo essa uma experiência que integra planejamento inteligente às necessidades de todos.

Viu só como um bairro inteligente é feito para integrar preocupações estruturais e questões mais abrangentes, como a convivência dos moradores, o contato com a natureza e a presença de espaços de lazer?

Todos esses pontos auxiliam na melhoria da qualidade de vida e trazem mais bem-estar aos moradores, tornando o espaço muito mais do que um lote, mas uma área de convivência, de desenvolvimento e de vida.

Gostou deste conteúdo?

Então conheça todos os diferenciais e vantagens dos empreendimentos Nova Harmonia.

Compartilhar: