Dicas 28 de abril de 2022

6 Maiores tendências do mercado imobiliário em 2022

A pandemia de COVID-19 parou o mundo e trouxe muitos impactos negativos. Porém, o outro lado da moeda é que esse contexto levou muitos setores a se reinventarem.

Portanto, se você quer comprar o seu lote em breve, é importante conferir as tendências do mercado imobiliário em 2022. Assim, saberá melhor o que esperar e quais são os empreendimentos Nova Harmonia com as melhores chances de valorização.

Quais são as tendências para ficar de olho em 2022?

Entre os muitos efeitos da pandemia de COVID-19, está a transformação da prioridade das pessoas no que se refere à compra de lotes. Afinal, a necessidade de ficar em casa durante as medidas de distanciamento social mudou o nosso relacionamento com o próprio lar.

Hoje, mais do que um espaço de habitação, o lugar onde moramos é o local em que buscamos viver bem e, muitas vezes, até mesmo trabalhar. Isso porque o “booom” do home office tem tudo para se manter, mesmo após um período tão complicado.

Por isso, veja como essas questões levam às 6 grandes tendências do mercado imobiliário em 2022.

Espaços funcionais com infraestrutura voltada ao lazer

O aumento do tempo passado em casa fez com que as pessoas se preocupem cada vez mais com o próprio conforto. Sobretudo, devido à consolidação do home office, em que a necessidade de pensar na distribuição dos cômodos e na decoração de forma mais funcional ganhou relevância.

Por isso, estão em alta empreendimentos que se preocupam com a funcionalidade, por exemplo, por meio de plantas inteligentes, com um aproveitamento estratégico de espaço. 

No mesmo sentido, as mesmas têm valorizado mais as áreas de lazer dentro dos bairros planejados. Isso porque, mais do que uma alternativa para relaxar em meio à pandemia e às restrições em estabelecimentos, infraestrutura é sinônimo de comodidade, segurança e economia.

Tecnologia em alta com menos burocracia

Uma tendência que também foi impulsionada pela pandemia de COVID-19 foi a de digitalização de serviços. No mercado imobiliário, não é diferente! Por isso, é de se esperar que em 2022 haja cada vez menos processos burocráticos sendo realizados presencialmente.

Desde a visita aos empreendimentos — que ocorre por meio de tour virtual — até a assinatura digital de documentos. Assim, há otimização de tempo e mais agilidade nos processos de compra e venda de lotes.

Mais sustentabilidade

A sustentabilidade é um assunto cada vez mais em voga no meio imobiliário. Isso porque os problemas ambientais e o aumento da conscientização social acerca da necessidade de preservação dos recursos naturais levam a uma maior demanda por ações sustentáveis por parte de incorporadoras e construtoras.

Assim, os empreendimentos com mais iniciativas desse tipo tendem a ser mais valorizados: lâmpadas com acionamento automático, áreas verdes, uso de materiais recicláveis e redução do desperdício durante as obras são alguns exemplos. 

Mercado de alto padrão aquecido

Diante da alta da Selic e da incerteza na economia mundial, 2022 será negativo para quem busca investir no próprio terreno? Não exatamente. 

Além de ser um segmento que oferece mais segurança e estabilidade diante de uma crise, tempos conturbados muitas vezes escondem boas oportunidades de negócios.

E esse é o caso dos empreendimentos de alto padrão, visto que a perspectiva é positiva nesse setor ─ que engloba grandes empresas de construção trabalhando em projetos que precisam ser capitalizados e lucrados. 

Como se isso não bastasse, muitos proprietários buscam vender e podem aceitar uma oferta sólida, embora com desconto ou um pouco abaixo do preço de mercado.

Boa localização

Em termos de localização, busque bairros em expansão e leve em consideração fatores fundamentais, como infraestrutura bem planejada e ruas bem pavimentadas.

Além disso, observe se os mesmos possuem fácil acesso a lugares frequentados pela família, como escolas e locais de trabalho, e escolha uma área em que o trânsito flui e consegue chegar rápido às principais vias, caso precise sair com frequência.

Tenha em mente que o local é igualmente importante e precisa ser escolhido com cuidado para evitar decepções no futuro. Por isso, é preciso criar um paralelo entre a comunidade e a propriedade. De toda forma, o ideal é que você não opte por um ou outro.

Propriedades maiores

Com a necessidade do isolamento social, muitas pessoas passaram a enxergar pontos que antes passavam despercebidos. O espaço é um deles.

Aquelas que tiveram de ficar em home office sentiram falta de contar com cômodos extras para acomodar escritórios de qualidade. Além disso, locais com poucos ambientes acabaram se tornando muito desconfortáveis para quem precisou passar tanto tempo em casa.

Por isso, a busca por propriedades maiores será uma tendência em 2022, pois as mesmas passaram a querer investir em infraestrutura no próprio lar, ampliando as suas funcionalidades.

Gostou de conhecer as tendências do mercado imobiliário em 2022? 

Como você viu, muitas das transformações vistas no setor se relacionam aos reflexos da pandemia, tanto econômicos como na forma de relacionamento das pessoas com suas casas. 

Inclusive, se gostou do post, continue por aqui e confira 6 dicas para você escolher o endereço ideal!

Compartilhar: